Foi lançado no último sábado, dia 23/03, no auditório do solar cultural da terra Maria Firmina, localizado na rua Rio Branco, 420, no centro da capital maranhense, o partido Afro Brasilidade – 95. O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, militantes e ativistas do movimento social negro de vários municípios maranhenses, incluindo os codoenses Augusto Serra e Chico Carlos, referências desse movimento em Codó.
Entre os participantes estavam o presidente nacional do partido, Wender Bueno de Minas Gerais, Fabrício Mangue do Rio de Janeiro, Jaciara Afro de Feira de Santana Bahia, Mãe Zezé de Yemanjá da Casa Fant e Ashanti, Mari Martins e o Coordenador Estadual do Afro Brasilidade Maranhão, Walter Maresia.
O Partido Afro Brasilidade – 95, conforme destacado durante o lançamento, é uma iniciativa do povo negro brasileiro com uma proposta transformadora que visa dar visibilidade aos invisíveis e acolhimento aos povos originários, além de todos os negros e não negros comprometidos com a causa negra. Segundo Augusto Serra, convidado para coordenar o Afro Brasilidade em Codó, o partido será uma grande universidade de formação política, promovendo debates políticos e lutando pela ocupação do espaço de poder pelo povo preto e pelos invisíveis.