“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foi bem avaliado pelos estudantes do Piauí.
A estudante Milena Lima, de 22 anos, contou ao g1 que gostou do tema. Ela fez o exame como treineiro. Segundo ela, a mulher precisa se equilibrar entre o trabalho e os cuidados de casa, e comentou que a cultura de subestimar o trabalho doméstico como se não fosse uma atividade e que isso precisa ser discutido.
“É um tema que traz muita discussão do que precisa ser melhorado. Sei que os líderes governamentais não vão ler o que a gente escreveu, mas é uma boa sugestão pra gente pensar. Uma das minhas propostas foi uma bolsa para permanecer na escola”, comentou.
Francisco de Assis Pereira, 31 anos, tenta vaga para o curso de enfermagem no Piauí — Foto: Júlio Costa/g1 Piauí
Francisco de Assis Pereira, 31 anos, pretende uma vaga no curso de enfermagem. Ele gostou do tema da redação e tratou também da relação da mulher com o mercado de trabalho.
“A redação foi boa, o tema foi muito bom, na verdade se tratou da relação da mulher, mercado de trabalho que tira o preconceito e da oportunidade para mulher no mercado de trabalho. Dei opiniões, os argumentos e a saída o que precisa melhorar para mulher ser vista como um todo nessa sociedade. Foi um tema bastante relevante”, disse.
Iara Galvão, de 21 anos, considerou o tema da redação excelente. “Algo atual, importante, que as pessoas não dão atenção, levam como normal, mesmo depois que tudo que as mulheres conquistaram”, comentou a estudante, que busca uma aprovação em história.
A estudante Krislane Escócio Krislane Escócio, de 17 anos, contou que achou o tema da redação muito tranquilo e já vinha treinando sobre o assunto.
“É um tema que os professores de redação, na verdade, já tinham chutado, que era sobre a valorização do cuidado, do trabalho da mulher e eu achei muito tranquilo. Na hora eu soube e só tentei manter o máximo a calma pra lembrar do repertório e argumentar super bem mas eu achei tranquilo”, declarou.
Quase 100 mil inscritos no Piauí
Candidatos no campus Pirajá da Uespi, em 2021 — Foto: Lucas Marreiros/ g1 PI
Quase 100 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 devem fazer prova no Piauí neste domingo (5), dia da prova de linguagens e ciências humanas, além da redação. Os portões dos locais de prova abrem às 12h, fecham às 13h, e a prova tem início às 13h30, com duração até 19h.
No total, foram 99.644 inscritos no Piauí, 12% a mais de candidatos do que no ano de 2022. O exame será realizado neste e no próximo domingo (12), quando a prova de matemática e ciências da natureza (biologia, física e química) será aplicada.
Ao todo, há 288 locais de prova e 3.259 salas de aplicação, em 33 municípios do estado. No Piauí, as mulheres são maioria dos candidatos — equivalem a 60,9% (60.759) das inscrições, enquanto homens representam 39,1% (38.885).
Passe livre
Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), os estudantes da rede estadual de ensino receberão passe livre estudantil com gratuidade para o translado até o local de aplicação de prova. São 11 mil estudantes do interior e 3.915 estudantes da capital que terão acesso ao passe.
De acordo com secretaria, até 2016, o Piauí apresentava grande taxa de evasão e abstenção nas provas do Enem. Essa realidade era apontada, principalmente, conforme a superintendente Viviane, por causa da dificuldade de transporte para realizar o exame.
FONTE: G1 PIAUI