Suspeito de desviar R$ 22 milhões em fraudes bancárias é preso dentro de avião no Rio

Gabriel Almeida Gertrudes, de 26 anos, foi preso neste último domingo, 2, dentro de um avião no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro. A operação foi conduzida por policiais civis da 37ª DP (Ilha do Governador), sob a coordenação do delegado Felipe Santoro, com o apoio da Polícia Federal. Ele é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em fraudes bancárias e invasões cibernéticas, com atuação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As investigações apontam que Gabriel tentou acessar ilegalmente o sistema de uma instituição bancária para desviar R$ 22 milhões para 600 contas laranjas pertencentes ao grupo criminoso. A quadrilha aliciava funcionários do banco, oferecendo dinheiro ou fazendo ameaças, para obter acesso ao sistema informático e efetuar os desvios.

A prisão ocorreu por volta das 6h10, enquanto Gabriel fazia uma conexão em um voo de Fortaleza para Confins, em Minas Gerais, onde reside. Durante a abordagem, foram apreendidos diversos itens, incluindo um laptop, um telefone celular e 12 cartões bancários. Gabriel não resistiu à prisão.

Recentemente, outros membros da mesma organização criminosa foram detidos. Lucas Moraes Nunes foi preso na semana anterior por agentes da 37ª DP, e Clayton Batista Almeida foi capturado em Campinas, São Paulo, há duas semanas, enquanto coagia uma funcionária do banco a fornecer acesso ao sistema operacional.

As investigações continuam para identificar e prender outros possíveis integrantes da quadrilha.

FONTE: PORTAL O INFORMANTE

OUTRAS NOTÍCIAS: