SpaceX faz seu melhor voo teste da Starship, maior nave do mundo, mas não completa trajeto

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, fez nesta quinta-feira (14) o terceiro voo teste da Starship, considerado pela fabricante o experimento mais bem-sucedido até aqui com a maior nave do mundo. Mais uma vez, não havia tripulantes.

A missão conseguiu ir além do que alcançou nos testes anteriores e chegou próximo à fase de pouso da Starship no Oceano Índico, como era planejado. Mas, cerca de 50 minutos depois do lançamento, o contato com a nave foi interrompido.

O gerente de comunicações da SpaceX, Daniel Huot, confirmou alguns minutos depois que a Starship foi destruída. “A equipe informou que a nave foi perdida, então, nada de aterrisagem hoje. Mas é incrível ver o quanto avançamos desta vez”.

A empresa prometeu investigar a causa do incidente. “Óbvio que tem muita coisa para passar, todo mundo quer saber de cara o que aconteceu, mas leva um pouco de tempo. Posso garantir que, assim que começarmos a descobrir as coisas, avisaremos a todos”, disse Huot.

O foguete Super Heavy, usado para impulsionar a Starship, se separou da nave três minutos depois da decolagem, mas, segundo o New York Times, o chamado primeiro estágio do veículo espacial não fez um pouso completamente bem-sucedido no Golfo do México.

A SpaceX considera que teve um progresso em relação aos experimentos anteriores. As outras duas missões, realizadas em 2023 e também sem tripulantes, terminaram com explosões pouco depois da decolagem.

No lançamento desta quinta, o Super Heavy conseguiu se desacoplar de forma bem-sucedida da Starship. E, pela primeira vez, a nave fez quase toda a jornada programada de 1 hora de voo. Veja abaixo os principais momentos do voo.

Lançamento

Starship, da empresa SpaceX, foi lançada com sucesso nesta quinta-feira (14), nos Estados Unidos — Foto: Reprodução - AFP

O lançamento ocorreu por volta das 10h25, na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no Texas (EUA).

O lançamento atrasou porque a equipe teve que retirar algumas embarcações que estavam paradas no Golfo do México.

O novo teste acontece quatro meses após a segunda tentativa. Os outros dois experimentos acabaram com explosões dos foguetes poucos minutos após a decolagem (relembre as missões abaixo).

Além disso, mais cedo, o tempo nublado e as condições de vento também preocuparam a equipe da SpaceX.

Nave se separando do foguete

Imagem do propulsor desacoplando — Foto: Reprodução

Veja o momento em que propulsor se separa da nave Starship

Nave no espaço

Starship, nave espacial da SpaceX, se encontra no espaço — Foto: Reprodução

Nave voltando, entrando na atmosfera

O que deu errado nos outros testes?

Os outros lançamentos acabaram com explosões em momentos diferentes de missão. Na primeira tentativa, em abril de 2023, uma falha fez os motores se desligarem e forçou a empresa a acionar um sistema de destruição para explodir o propulsor, quando ele ainda estava acoplado à cápsula.

No segundo teste, em novembro de 2023, o propulsor explodiu depois de se separar da Starship. A SpaceX também perdeu contato com a cápsula, a parte superior da nave. Em fevereiro, a empresa identificou a necessidade de 17 ações corretivas após achar uma falha num filtro que alimenta os motores.

“A SpaceX implementou mudanças de hardware nos próximos veículos Starship para melhorar a redução de vazamentos, proteção contra incêndio e operações refinadas associadas à ventilação do propelente para aumentar a confiabilidade”, disse a fabricante.

Por que o voo é importante?

A Starship será usada para realizar voos de carga no programa Artemis, uma série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua.

Os planos para a Starship também incluem dois voos que levarão artistas ao redor da Lua em voos com cerca de uma semana de duração cada um.

Um deles levará o bilionário japonês Yusaku Maezawa e artistas convidados por ele, e o outro tem como primeiros passageiros o empresário americano e primeiro turista espacial do mundo Dennis Tito e sua esposa Akiko Tito.

Como é a nave Starship?

  • Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
  • Poderá transportar até 100 pessoas
  • É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
  • Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
  • Está sendo testada desde 2019 (sem o propulsor Super Heavy), mas o primeiro pouso bem-sucedido só aconteceu em 2021
  • Será usada na missão Artemis 3, da Nasa, que levará astronautas de volta à superfície da Lua, em 2025
  • Suas três primeiras missões tripuladas deverão ser feitas com turistas espaciais, sendo que duas delas darão uma volta na Lua
  • No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX
Starship — Foto: Arte/ g1

FONTE : G1 INOVAÇÃO

OUTRAS NOTÍCIAS: