Secretária de São Luís relata rotina em bunker antiaéreo durante ataques em Israel: “Estamos em segurança”

A secretária municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais de São Luís, Verônica Pires, tranquilizou familiares e amigos após os episódios de tensão ocorridos em Israel, onde participa de uma missão oficial. Em vídeo gravado nesta última sexta-feira, 13, a arquiteta relatou os momentos vividos nos abrigos antiaéreos em Tel-Aviv, em meio à escalada de conflitos entre Israel e Irã.

Estamos bem, em segurança, com comida, água, tudo sob controle. Quando o alarme toca, seguimos o protocolo e descemos para o bunker. Ficamos lá por alguns minutos, até que o míssil seja interceptado. Depois retornamos para os alojamentos”, disse a gestora, que integra a comitiva brasileira composta por prefeitos, secretários e representantes de diversas cidades.

Segundo Verônica, a missão, que começou no dia 9 de junho e se estenderia até o dia 20, teve suas atividades suspensas após o agravamento da crise na região. Ela explicou que, além da delegação de São Luís, há também representantes de estados da região amazônica e do Distrito Federal, que participariam de atividades voltadas à segurança pública, ordenamento urbano, desenvolvimento sustentável e visitas técnicas, incluindo a Expo Muni 2025, promovida pela Federação de Municípios de Israel.

Os momentos de maior tensão ocorreram entre a madrugada de sexta e no período da manhã, quando as sirenes de alerta soaram por diversas vezes, obrigando as comitivas a buscar abrigo. “Ontem, por volta de 3 da manhã, tivemos dois ou três alarmes. Hoje o dia foi mais tenso porque os mísseis vieram mais próximos, mas o sistema de defesa interceptou todos. A gente escuta o barulho relativamente perto, o que assusta um pouco, mas está tudo bem”, relatou.

De acordo com a secretária, o governo brasileiro está em contato com as autoridades locais e já adota medidas para viabilizar a saída segura dos brasileiros que estão no país. A Embaixada de Israel no Brasil também confirmou que todos os brasileiros seguem em segurança e em comunicação permanente com as equipes diplomáticas. No momento, o espaço aéreo de Israel continua fechado e ainda não há previsão para o retorno das delegações.

FONTE: PORTAL O INFORMANTE

OUTRAS NOTÍCIAS: