Queda de granizo em Erechim quebra vidros de carros e destrói telhados em poucos minutos

O temporal com granizo que atingiu Erechim, na Região Norte do RS, no domingo (23), deixou mais de 150 pessoas feridas e afetou mais de 25 mil moradores. A cidade decretou situação de emergência.

De acordo com moradores, a queda de granizo durou cerca de 20 minutos, por volta das 16h40min, mas com alta intensidade. Na manhã desta segunda-feira, carros foram encontrados com muitos buracos no capô e nos vidros. Também houve milhares de casas com telhados destruídos.

“Foi questão de minutos. Foi fechar as portas e começou a descer pedra. Pedra, mesmo!”, conta Leomar Nardi, dono de um dos carros que foi danificado.

Conforme as autoridades, os feridos foram atingidos por estilhaços telhasUma pessoa está internada na UTI, em estado estável, conforme o prefeito Paulo Polis.

O hospital da cidade está lotado, por isso foi necessária a abertura da Unidade de Pronto Atendimento. Algumas regiões estão sem energia elétrica e com instabilidade na conexão de internet e telefonia.

O governador Eduardo Leite informou que liberou emergencialmente R$ 1,5 milhão para a compra de telhas que serão disponibilizadas às famílias afetadas. Equipes da Defesa Civil estadual auxiliam no levantamento dos estragos.

Veículo ficou com o vidro destruído após queda de granizo em Erechim (RS) — Foto: Reprodução/RBS TV

Veículo ficou com o vidro destruído após queda de granizo em Erechim (RS) — Foto: Reprodução/RBS TV

O estrago em números

  • 152 feridos
  • 12 desabrigados
  • 25,9 mil pessoas afetadas ( 6,4 mil famílias afetadas)
  • 35 escolas afetadas (15 municipais e 20 estaduais)
  • 12 unidades básicas de saúde afetadas
Lonas são distribuídas para população de Erechim atingida por temporal — Foto: Milena Mezalira/Comunicação Prefeitura Municipal de Erechim

FONTE: G1 GLOBO

OUTRAS NOTÍCIAS: