PRF apreende carga ilegal de madeira e encontra drogas em fiscalização no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a apreensão de dois caminhões carregados com mais de 60 m³ de madeira ilegal durante fiscalizações nas rodovias federais BR-135 e BR-316, no Maranhão, na última segunda-feira (3).

Em São Luís, na BR-135, um caminhão foi abordado com 31 m³ de madeira. Embora o motorista tenha apresentado Nota Fiscal e Guia Florestal, a equipe da PRF identificou que a carga continha madeira de espécie não declarada nos documentos. De acordo com a Instrução Normativa 21 do Ibama, a discrepância invalida toda a documentação, configurando o transporte irregular.

Madeira apreendida em São Luís

Em seguida, em Bela Vista do Maranhão, na BR-316, outro caminhão com aproximadamente 30 m³ de madeira nativa serrada foi interceptado. O motorista não possuía Guia Florestal ou qualquer outro documento necessário, configurando transporte ilegal de madeira, um crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A situação foi agravada por ter ocorrido durante a noite, horário frequentemente escolhido para burlar a fiscalização.

Além disso, o motorista estava portando comprimidos de anfetamina, conhecidos como “rebites”, substância utilizada para combater o sono, caracterizando ainda o crime de porte de drogas para consumo pessoal.

A PRF encontrou anfetamina com o motorista

Os caminhões e as cargas apreendidas foram encaminhados à PRF e ficarão sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA-MA) e da Justiça, que dará seguimento aos procedimentos legais. Os motoristas assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderão pelos crimes ambientais e pelo porte de drogas.

FONTE: PORTAL O INFORMANTE

OUTRAS NOTÍCIAS: