Mais de 50 mil candidatos realizam as provas do Paes 2024 que dá acesso à Uema e UemaSul; veja cronograma do vestibular

Neste domingo (26), 50.426 candidatos realizam as provas do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2024), vestibular que dá acesso à Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul).

Ao todo, estão sendo ofertadas 5.493 vagas pelas duas instituições sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da UemaSul.

Horários de aplicação

Os portões para a realização da prova serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13hVeja, abaixo, mais informações sobre os horários e realização das provas.

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Encerramento das provas: 18h30

Os candidatos devem comparecer ao seu local de prova com antecedência mínima de 1h. O cartão de confirmação de inscrição e o local de prova podem ser consultados por meio do site https://sigconcursos.uema.br/. O login e a senha são os mesmos cadastrados no processo de inscrição.

Para os candidatos que farão a prova no Campus Paulo VI, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), devem estar atentos às alterações no trânsito da Avenida 203, que dá acesso à universidade. A recomendação é chegar o mais cedo possível até o local para evitar transtornos.

Prova

O vestibular da Uema é realizado em etapa única. A prova contém 60 questões de múltipla escolha e redação e, tem duração de cinco horas.

As questões de Língua Portuguesa e Literatura, assim como a redação, terão como referência textos nacionais das seguintes obras que foram recomendadas, segundo o edital:

  • Olhos D’água, de Conceição Evaristo;
  • Mar Morto, de Jorge Amado;
  • Primeiros Cantos, de Gonçalves Dias.

As provas do Paes 2024 serão realizadas em 23 municípios maranhenses. São eles Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.

As provas devem ser preenchidas com caneta esferográfica de corpo transparente de tinta azul ou preta de escrita grossa. A produção textual deve ser feita, obrigatoriamente, usando esse tipo de caneta.

Documentos

Para a realização do exame, é necessário a apresentação de um documento de identificação original com foto. São eles:

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital também são válidos);

Segundo o edital, não serão aceitos documentos como Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (modelo sem foto), Carteira Estudantil, Carteiras Funcionais sem valor de identidade, bem como documentos ilegíveis, não identificáveis ou que estejam danificados.

Concorrência

Para esta edição do Paes, os cursos mais concorridos são de MedicinaDireito Curso de Formação de Oficiais (CFO) para a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA)Veja, abaixo, mais detalhes sobre a concorrência:

  1. CFO PMMA em São Luís – 178 candidatos por vaga;
  2. CFO CBMMA em São Luís – 170 candidatos por vaga;
  3. Medicina em São Luís – 165 candidatos por vaga;
  4. Medicina em Imperatriz – 109 candidatos por vaga;
  5. Medicina em Caxias – 96,09 candidatos por vaga;
  6. Direito em São Luís – 38 candidatos por vaga;
  7. Medicina Veterinária em São Luís – 20 candidatos por vaga;
  8. Psicologia em Coroatá – 18 candidatos por vaga;
  9. Medicina Veterinária em Imperatriz – 16 candidatos por vaga;
  10. Fisioterapia em Itapecuru – 14 candidatos por vaga.

Nesta edição, foram adicionados mais quatro cursos de graduação. São eles: Medicina (Bacharelado no campus São Luís); Meteorologia (Bacharelado no campus São Luís); Fisioterapia (Bacharelado no campus Itapecuru-Mirim e Psicologia (Bacharelado no campus Coroatá).

fonte: G1 Maranhão

OUTRAS NOTÍCIAS: