Mães dormem em calçada de creche em Teresina há três dias para conseguir vagas no ensino infantil

Diversas mães estão dormindo desde domingo (14) na calçada de uma creche, na Zona Norte de Teresina, para tentar uma vaga para os filhos. Contudo, até a manhã desta quarta-feira (17), não tinham conseguido uma vaga.

A situação foi registrada em vídeo e ocorreu no Centro Municipal de Educação Amélia Bevilaqua, na região da Santa Maria da Codipi. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que o Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) não tem estrutura para atender a demanda da população da região, mas uma nova turma para 25 alunos será aberta. (Veja nota ao final da reportagem).

Conforme a assessoria de comunicação da Secretaria, o Cmei Amélia Bevilaqua tem seis turmas de Maternal II, cada uma com cerca de 20 vagas, sendo três turmas no turno da manhã e três à tarde.

Uma das mães que estava na porta da unidade de ensino gravou um vídeo mostrando a situação em que o grupo estava na madrugada desta quarta (17). Ela relatou ainda que a dificuldade é maior para mãe de crianças com transtorno do espectro autista, pois há ainda menos vagas. (Veja vídeo acima)

“As mães estão desde segunda e não conseguiram, inclusive mãe de criança autista. Tem quatro vagas e não dão prioridade para essas mães, só se tiver contracheque para comprovar que trabalha”, disse a mulher, que preferiu não se identificar.

As matrículas na rede municipal de ensino de Teresina iniciaram na segunda (15), mas devido à limitação de vagas, um grupo de aproximadamente 30 mães dormiram na porta da creche desde domingo (14).

“Aqui é a nossa situação, as mães dormindo nas calçadas em frente à escola por falta de vaga. A nossa região da Santa Maria tem uma grande necessidade de vagas, principalmente para as crianças que vão iniciar, porque a escola que tem mais perto é essa”, reclamou outra mãe.

A mãe seguiu pedindo por mais escolas na região. Segundo ela, o Cmei Amélia Bevilaqua é a unidade mais próxima e que atende a Santa Maria da Codipi e conjuntos Dilma Roussef e Padre Humberto.

“Os moradores daqui passam muitas necessidades para conseguir matricular as crianças e não tem oportunidade. Precisamos muito de escolas, creches para nossa região”, comentou.

Matrículas online

As matrículas novas da rede municipal de ensino 2024 iniciaram na segunda (15). Segundo a Semec este ano, as novas matrículas serão realizadas de forma virtual em 155 unidades de ensino, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Os interessados devem acessar o Sistema de Gerenciamento de matrícula (SIGMA) Online. Os dias de segunda (15) a sexta (19) foram destinados à primeira etapa, com matrículas para a Educação Infantil.

Nota da Semec

Sobre o vídeo compartilhado em redes sociais, mostrando mães na calçada do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Amélia Bevilaqua, localizado na região da Santa Maria da Codipi, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), esclarece que o Cmei disponibilizou um total de 125 vagas, com matrículas presenciais para três turmas do Maternal II.

As vagas foram disponibilizadas na última segunda-feira (15), sendo preenchidas, conforme procura e seguindo os critérios que constam no edital publicado no site da secretaria.

Ocorre que as vagas do Cmei, não atendem a demanda. “Não temos como atender todos que nos procuram. O Cmei é pequeno. Explicamos para muitos pais e mesmo assim insistem e não querem procurar vagas em outras unidades”, explicou a diretora Luciana Magulas.

A região da Santa Maria da Codipi, conta com mais três Cmeis: Santa Maria da Codipi, Parque Firmino Filho e Parque Wall Ferraz.

De acordo com a gerente de Ensino Infantil da SEMEC, uma nova turma para 25 alunos estará sendo aberta para a comunidade no Cmei Amélia Bevilaqua. “ Estaremos divulgando os horários para recebimento das Senhas que serão para atendimento aos pais e/ou responsáveis, através da secretaria da Unidade de Ensino. Desta forma, o Cmei Amelia Bevilaqua estará recebendo em 2024, um total de 150 novos alunos do Maternal II”, ressaltou a diretora.

Para os pais que não conseguiram vagas nesta Unidade de Ensino, a Prefeitura de Teresina, através da SEMEC, recomenda se dirigir até outro Cmei disponível naquela região da Santa Maria da Codipi.

FONTE: G1 PIAUÍ

OUTRAS NOTÍCIAS: