Dunas, lagoas e rios de belezas impressionantes compõem o cenário da cidade de Paulino Neves, que faz parte do polo turístico Delta das Américas (ou Delta do Parnaíba). O município é parada obrigatória para os apaixonados pelo ecoturismo, oferecendo uma diversidade de passeios pelos seus encantos naturais.
Como chegar?
Paulino Neves, no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante
Paulino Neves fica localizada a cerca de 300 km de São Luís. Para chegar ao município, saindo da capital, é necessário seguir pela BR-135, BR-402, MA-225 e MA-315. O percurso de carro dura, em média, 5h.
O que fazer?
Lagoa do Barreiro Azul:
Lagoa do Barreiro Azul, em Paulino Neves — Foto: Reprodução/TV Mirante
Conhecida pela sua vívida cor azul, a lagoa fica localizada no povoado Tingidor, situado a cerca de 6 km da sede de Paulino Neves. O trajeto até o local é feito por carros 4×4.
Além de aproveitar um mergulho refrescante, os visitantes do ponto turístico têm a opção de relaxar em redes dentro da lagoa, remar no passeio de caiaque, se aventurar na descida de tirolesa ou curtir o passeio de pedalinho pelas águas.
Passeios na Lagoa do Barreiro Azul, em Paulino Neves — Foto: Montagem/g1
Rio Carrapato:
A cerca de 12 km do povoado Tingidor, fica localizado outro atrativo de Paulino Neves: o Rio Carrapato. Situado no povoado Simplício Velho, o local possui águas cristalinas e é cercado por buritizais. Lá, também há a opção de se divertir em caiaques e na descida de boia.
Rio Carrapato, em Paulino Neves — Foto: Reprodução/TV Mirante
Pequenos Lençóis:
A área de proteção ambiental, que fica entre Paulino Neves e Tutóia, possui diversas dunas de areias claras e lagoas de águas cristalinas. Do local, também é possível observar o parque eólico.
Nos Pequenos Lençóis, os visitantes podem apreciar um mergulho refrescante na piscinas naturais e se aventurar em passeios com veículos de 4×4 pelas dunas.
Pequenos Lençóis, em Paulino Neves — Foto: Reprodução/TV Mirante
fonte: G1 Maranhão