Um homem identificado como Gustavo da Cruz Lima, de 20 anos, foi preso suspeito de integrar uma quadrilha especializada em aplicar golpes financeiras em lojas de Teresina. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, o grupo causou um prejuízo de cerca de R$ 1 milhão. A prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina.
“Ele assumiu a participação, mas alega que era responsável só por receber estas mercadorias compradas de forma fraudulenta. A prisão dele é só a primeira de muitas que devem vir a partir de agora relacionadas a este grupo”, explicou o delegado Sérgio Alencar.
Ao g1, o delegado Sergio, titular do 1º Distrito Policial, disse que a quadrilha criava cartões de crédito falsos a partir de informações de outras pessoas. Com os cartões, eles faziam compras em lojas no centro de Teresina e após a obtenção do material, pediam o bloqueio da autorização da compra junto aos bancos, assim, evitando o pagamento para os lojistas.
Com o material em mãos, o grupo revendia os materiais para diversos receptadores há um preço abaixo do mercado. Ainda segundo o delegado, Gustavo assumiu que fazia parte do grupo criminoso, mas era responsável por receber as mercadorias e não participava das fraudes de cartões e nem das compras nas lojas da capital.
Com o suspeito foram encontras diversas caixas com luvas hospitalares. A Polícia Civil ainda não sabe ao certo o número de pessoas envolvidas no esquema.
Gustavo está a disposição da justiça e caso comprovada sua participação poderá responder por estelionato e organização criminosa.
FONTE: G1 PIAUÍ