A greve dos rodoviários na Grande São Luís chegou nesta quinta-feira (8) ao seu terceiro dia. Uma nova reunião, que pode pôr fim a paralisação iniciada na terça (6), está marcada para acontecer nesta quinta. Na ocasião, a categoria deverá analisar se aceita ou não a nova contraposta. Enquanto isso, os usuários do transporte público da Grande Ilha continuam sem ônibus.
A Agência de Mobilidade Urbana (MOB) informou que participará dessa nova rodada de negociações e que tem o compromisso de não realizar reajustes tarifários no sistema de transporte semiurbano. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disse que apresentou uma proposta de pagamento do percentual de reajuste aos rodoviários e está participando de reuniões para mediar um acordo entre as partes. A Secretaria destaca que espera que as empresas e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA) cheguem a um entendimento para pôr fim à greve.
Além disso, o TRT-16 decretou também a proibição de atos de vandalismo ou qualquer prática que impeça a prestação do serviço de transporte público na Grande Ilha de São Luís, como operações “tartaruga”, “catraca livre” ou piquetes, também sob pena de multa diária de R$ 30 mil. Apesar da determinação da Justiça, desde o início da greve 100% da frota está paralisada.
O Sindicato dos Rodoviários chegou a afirmar que o presidente do STTREMA, Marcelo Brito, iria se reunir com os trabalhadores nas primeiras horas dessa quarta, para que o percentual de 50% da frota de ônibus, que atende a Grande São Luís, voltasse a circular, cumprindo assim, a decisão judicial, porém todos os rodoviários continuam de braços cruzados.
Em nota ao g1 nessa quarta, o STTREMA afirmou que é a categoria quem se recusa a voltar a colocar os ônibus nas ruas, até que as exigências sejam atendidas. “Sobre a determinação do TRT-MA, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que dialogou com os trabalhadores, para que fosse garantido o percentual de 50% da frota de ônibus circulando em São Luís, mas a decisão final é da categoria, que aguarda uma contraproposta da patronal, assegurando todos os direitos dos Rodoviários”, diz a nota.
Além disso, o TRT-16 decretou também a proibição de atos de vandalismo ou qualquer prática que impeça a prestação do serviço de transporte público na Grande Ilha de São Luís, como operações “tartaruga”, “catraca livre” ou piquetes, também sob pena de multa diária de R$ 30 mil. Apesar da determinação da Justiça, desde o início da greve 100% da frota está paralisada.
O Sindicato dos Rodoviários chegou a afirmar que o presidente do STTREMA, Marcelo Brito, iria se reunir com os trabalhadores nas primeiras horas dessa quarta, para que o percentual de 50% da frota de ônibus, que atende a Grande São Luís, voltasse a circular, cumprindo assim, a decisão judicial, porém todos os rodoviários continuam de braços cruzados.
Em nota ao g1 nessa quarta, o STTREMA afirmou que é a categoria quem se recusa a voltar a colocar os ônibus nas ruas, até que as exigências sejam atendidas. “Sobre a determinação do TRT-MA, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que dialogou com os trabalhadores, para que fosse garantido o percentual de 50% da frota de ônibus circulando em São Luís, mas a decisão final é da categoria, que aguarda uma contraproposta da patronal, assegurando todos os direitos dos Rodoviários”, diz a nota.
Além disso, o TRT-16 decretou também a proibição de atos de vandalismo ou qualquer prática que impeça a prestação do serviço de transporte público na Grande Ilha de São Luís, como operações “tartaruga”, “catraca livre” ou piquetes, também sob pena de multa diária de R$ 30 mil. Apesar da determinação da Justiça, desde o início da greve 100% da frota está paralisada.
O Sindicato dos Rodoviários chegou a afirmar que o presidente do STTREMA, Marcelo Brito, iria se reunir com os trabalhadores nas primeiras horas dessa quarta, para que o percentual de 50% da frota de ônibus, que atende a Grande São Luís, voltasse a circular, cumprindo assim, a decisão judicial, porém todos os rodoviários continuam de braços cruzados.
Em nota ao g1 nessa quarta, o STTREMA afirmou que é a categoria quem se recusa a voltar a colocar os ônibus nas ruas, até que as exigências sejam atendidas. “Sobre a determinação do TRT-MA, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que dialogou com os trabalhadores, para que fosse garantido o percentual de 50% da frota de ônibus circulando em São Luís, mas a decisão final é da categoria, que aguarda uma contraproposta da patronal, assegurando todos os direitos dos Rodoviários”, diz a nota.
Além disso, o TRT-16 decretou também a proibição de atos de vandalismo ou qualquer prática que impeça a prestação do serviço de transporte público na Grande Ilha de São Luís, como operações “tartaruga”, “catraca livre” ou piquetes, também sob pena de multa diária de R$ 30 mil. Apesar da determinação da Justiça, desde o início da greve 100% da frota está paralisada.
O Sindicato dos Rodoviários chegou a afirmar que o presidente do STTREMA, Marcelo Brito, iria se reunir com os trabalhadores nas primeiras horas dessa quarta, para que o percentual de 50% da frota de ônibus, que atende a Grande São Luís, voltasse a circular, cumprindo assim, a decisão judicial, porém todos os rodoviários continuam de braços cruzados.
Em nota ao g1 nessa quarta, o STTREMA afirmou que é a categoria quem se recusa a voltar a colocar os ônibus nas ruas, até que as exigências sejam atendidas. “Sobre a determinação do TRT-MA, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que dialogou com os trabalhadores, para que fosse garantido o percentual de 50% da frota de ônibus circulando em São Luís, mas a decisão final é da categoria, que aguarda uma contraproposta da patronal, assegurando todos os direitos dos Rodoviários”, diz a nota.
Além disso, o TRT-16 decretou também a proibição de atos de vandalismo ou qualquer prática que impeça a prestação do serviço de transporte público na Grande Ilha de São Luís, como operações “tartaruga”, “catraca livre” ou piquetes, também sob pena de multa diária de R$ 30 mil. Apesar da determinação da Justiça, desde o início da greve 100% da frota está paralisada.
O Sindicato dos Rodoviários chegou a afirmar que o presidente do STTREMA, Marcelo Brito, iria se reunir com os trabalhadores nas primeiras horas dessa quarta, para que o percentual de 50% da frota de ônibus, que atende a Grande São Luís, voltasse a circular, cumprindo assim, a decisão judicial, porém todos os rodoviários continuam de braços cruzados.
Em nota ao g1 nessa quarta, o STTREMA afirmou que é a categoria quem se recusa a voltar a colocar os ônibus nas ruas, até que as exigências sejam atendidas. “Sobre a determinação do TRT-MA, o Sindicato dos Rodoviários do Maranhão informa que dialogou com os trabalhadores, para que fosse garantido o percentual de 50% da frota de ônibus circulando em São Luís, mas a decisão final é da categoria, que aguarda uma contraproposta da patronal, assegurando todos os direitos dos Rodoviários”, diz a nota.
A princípio a categoria pediu à classe patronal reajuste salarial de 10% para os motoristas e cobradores e 20% para os motoristas que ocupam dupla função (de motoristas e cobrador). Porém, o SET ofereceu como contra proposta, um aumento de 6% no geral. Mas, os rodoviários ainda querem um aumento de salário de 15% para motoristas que trabalham sozinhos e 10% para os demais trabalhadores.
Os rodoviários também pedem a manutenção do plano de saúde, além do aumento do ticket de alimentação no valor de R$ 1.200. Porém, segundo o sindicato, os empresários propuseram a retirada de R$ 200 do valor atual do ticket alimentação, que é de R$ 817 (em média).
Sem ônibus, os passageiros são sendo obrigados a buscar alternativas para não deixar de cumprir os seus compromissos. Dentre os meios de transportes alternativos utilizados pelos passageiros estão vans, mototáxis e transporte por aplicativo.
Além disso, há empresas fretando ônibus para buscar seus funcionários, em meio a greve de motoristas e cobradores do transporte público que atende a capital São Luís e a Região Metropolitana, que é formada pelas cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Enquanto isso, os terminais de integração estão completamente desertos, um cenário considerado anormal ao da rotina vivenciada diariamente pela capital maranhense.
FONTE: MARANHÃO