Em novembro, São Luís vai contar com uma programação cultural com opções de espetáculos de dança, shows, exposições e diversas opções gratuitas. O g1 Maranhão fez uma seleção de alguns dos eventos que serão ofertados ao público, sem custos, durante o mês.
Exposição ‘Tomie Ohtake Dançante’
Está aberta ao público, no Museu de Artes Visuais, em São Luís, a exposição ‘Tomie Ohtake Dançante’. A mostra celebra os 20 anos do Instituto Tomie Ohtake, trazendo novos olhares para a obra da artista plástica japonesa naturalizada brasileira.
- Quando: terça-feira a sábado, até o dia 12 de novembro.
- Horário: 9h às 18h.
- Local: Museu de Artes Visuais, localizado na Rua Portugal, 273, no Centro Histórico de São Luís.
Feirinha São Luís
Marco cultural da capital maranhense, a Feirinha São Luís terá uma programação, neste domingo (5), com atrações para todas as idades e gostos musicais. Entre os destaques, estão os shows do grupo Mesa de Bar, Samba de Rua, Banda Kayambá e a cantora Fabiana Alves.
As programações vão acontecer nas praças Benedito Leite e João Lisboa, com as apresentações previstas para começar a partir das 11h.
- Quando: 5 de novembro (domingo)
- Horário: 11h às 15h.
- Local: Praças Benedito Leite e João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís.
Exposição ‘Maranhão: Terra Indígena’
Maranhão: Terra Indígena, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão — Foto: Divulgação/CCVM
A exposição apresenta os povos indígenas do Maranhão por meio de suas culturas materiais tradicionais, cosmovisões, territórios e línguas.
Serão abordados rituais, mitos e heranças orais ligados à produção exposta, bem como aspectos da vida cotidiana dos povos originários Awa Guajá, Canela Rankokamekrá, Canela Apanyekrá, Gavião Kykatejê, Gavião Pykopjê, Ka’apor, Guajajara Tenentehar, Tupinambá, Krikati, Tembé, Krepun Katejê, Akroá Gamella, Kreniê, Tremembé, Apapuru Muypurá e Warao.
- Quando: aberta à visitações até fevereiro de 2024
- Horário: de 10h às 19h
- Local: Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro de São Luís
Exposição ‘Imagens que não se conformam’
Exposição ‘Imagens que não se conformam’, em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão — Foto: Reprodução/Cláudio Costa
As imagens dispostas na exposição propõem diálogos contemporâneos sobre a história do Brasil a partir da coleção do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).
- Quando: aberta à visitações até 4 de novembro.
- Horário: de 10h às 19h
- Local: Centro Cultural Vale Maranhão, no Centro de São Luís
fonte: G1 Maranhão