Estudantes da Escola Municipal Serafim, localizada no Povoado Cebola, Zona Rural Sul de Teresina, tiveram que assistir a aulas em um bar da região. O motivo? a estrada que leva à unidade escolar está intrafegável devido à lama.
A Superintendência de Ações Administrativas (Saad) Rural, responsável pela manutenção da estrada e a Secretaria Municipal de Educação se posicionaram sobre a atual situação. Leia ao fim da reportagem.
Segundo Maria de Fátima, diretora da escola, as crianças tiveram aulas no bar na última sexta-feira (8) e nesta terça-feira (12). Ela explicou que enquanto as crianças estão no local, não há venda de bebida alcoólica, já que o espaço funciona como bar apenas aos finais de semana.
“Tivemos que trazer eles pra cá, pois o ônibus não passa pela estrada. Mesmo com os dias de sol, a estrada continua lamacenta e até agora não vieram arrumar. Tentamos ir para a escola ontem (11), mas novamente não conseguimos passar”, contou a mulher.
Ao g1, a diretora contou que as crianças estão em processo de alfabetização e, por isso, podem ser prejudicadas com a ausência de aulas. Além disso, os pais trabalham e não têm com quem deixar as crianças, dependendo da permanência dos filhos na escola.
“É uma situação complicada, mas o principal é garantir o direito à educação deles. São novos e por isso não é bom perderem tantos dias de aula”, afirmou
Ainda conforme Maria de Fátima, a Escola Municipal Serafim atende 60 estudantes de 6 a 10 anos nos turnos manhã e tarde. No período da manhã, estudam 40 crianças do 1º ao 3º ano. À tarde, é a vez do 4º e 5º ano.
A dinâmica segue da mesma forma no bar onde as crianças estão no momento. Até um quadro foi levado para o bar e as aulas estão acontecendo, ainda que de forma adaptada.
“Trouxemos eles no transporte escolar e estamos nos virando separando as turmas. Temos quadro para as atividades e a merenda veio direto pra cá”, completou a diretora da escola.
Estrada lamacenta impede aulas
Essa não é a primeira vez que as aulas da Escola Municipal Serafim são suspensas devido à pavimentação inadequada. Há pelo menos uma semana, as crianças enfrentam esse tipo de dificuldade
Com as chuvas, o barro da estrada se torna uma lama grudenta que impede a passagem do ônibus escolar e até de outros meios de transporte.
“É muito perigoso. Tenho medo do ônibus escorregar com todas essas crianças dentro. Estamos transportando vidas”, disse o motorista José Ferreira.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), informou que a ação é de responsabilidade da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Rural (Saad Rural). Confira:
“A Semec tem ciência da situação e já solicitou as Saads Sul e Rural e a Eturb que providenciem a retirada da lama na estrada para garantir o acesso das crianças à escola. Contudo, ainda, não recebemos as devidas providências.
De acordo com a Saad Sul a responsabilidade é da Saad Rural, mas mesmo considerando as limitações, estava vendo uma máquina para realizar a limpeza.
A Semec sabe das suas responsabilidades, porém necessita do apoio de outros órgãos.”
Nota da SAAD Rural, responsável pelo serviço na estrada:
“A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), esclarece que a obra realizada na estrada em questão foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. A SAAD Rural está empenhada em identificar os responsáveis pela intervenção não autorizada, buscando tomar as devidas providências legais e cabíveis, incluindo notificação e penalização, se necessário.
A Prefeitura destaca que engenheiros estão fazendo um levantamento técnico para uma obra emergencial para o tráfego dos alunos até a escola. Informa ainda, que aguarda condições climáticas ideais para recuperar 4 km na localidade. A administração municipal reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das obras públicas, reiterando a importância do cumprimento das normativas para garantir o bem-estar da população.”
FONTE: G1 PIAUÍ