Moradores do Residencial São Pedro, em Codó, estão revoltados com os valores dos talões de água recebidos neste mês de outubro. Segundo os relatos, famílias que costumavam pagar entre R$ 25 e R$ 40 mensais foram surpreendidas com contas que ultrapassam R$ 133 e, em alguns casos, até mais de R$ 200. A revolta ganhou força após a instalação de hidrômetros pelo SAAE nas residências da comunidade.
Os moradores afirmam que, após a instalação dos novos equipamentos, as leituras realizadas pela autarquia têm apontado um consumo incompatível com a realidade de cada família. Muitos acreditam que os valores cobrados são abusivos e não condizem com o uso real de água nas casas. “Se continuar desse jeito, vai ficar impossível pagar água agora”, desabafou uma moradora indignada.
Os moradores cobram explicações do SAAE e esperam que medidas sejam tomadas com urgência para rever os valores e garantir que a cobrança seja justa e proporcional ao consumo. Enquanto isso, cresce a dúvida entre os moradores: estamos pagando pelo que usamos ou por um erro do sistema?