Um adolescente de 15 anos foi apreendido suspeito de participar do duplo homicídio contra dois turistas em uma praia de Luís Correia, no litoral do Piauí, em junho de 2023, e de envolvimento no tiroteio ocorrido em um shopping da cidade, em novembro do mesmo ano.
A apreensão ocorreu na quarta-feira (24). Segundo o delegado João Filipe Leite, da Divisão de Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT), o adolescente é também investigado por outros atos infracionais graves e suspeito de integrar uma facção criminosa de origem cearense.
“Nessa época do tiroteio no shopping, dois adolescentes trocaram tiros entre si. Um atirou em direção ao outro. Aí um foi preso na hora em flagrante com uma submetralhadora e o outro fugiu. Quando o apreendemos, verificamos que ele também tinha envolvimento no duplo homicídio aos amigos turistas”, explicou o delegado.
No momento do cumprimento do mandado de internação provisória contra ele, o adolescente estava em uma residência usada como ponto de tráfico de drogas. Foram apreendidas porções de crack e maconha, além de três aparelhos celulares.
Uma mulher identificada pelas iniciais I.S.S, de 36 anos, usando tornozeleira eletrônica, que tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, também foi presa em flagrante no local pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico, inclusive da mesma facção do adolescente, e corrupção de menores.
O adolescente preso foi encaminhado para o Complexo do Menor em Parnaíba e irá responder também pelos atos infracionais análogos a tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Denúncia anônima
A DFHT de Luís Correia investiga se a casa utilizada pelo grupo criminoso teria sido invadida após a expulsão dos antigos moradores.
A Delegacia Seccional de Luís Correia reforça o combate à criminalidade e pede à população que, sempre que possível, contribua com informações por meio de denúncias anônimas que podem ser feitas pelo WhatsApp (86) 99843-5039
Crimes
Duplo homicídio na praia
A Polícia Civil concluiu em setembro de 2023, após inquérito, que os amigos Francivânio Mendes e Francisco de Assis Lopes Filho, assassinados em junho do mesmo ano, na Praia de Atalaia, em Luís Correia, morreram depois de terem sido confundidos com membros de uma facção criminosa.
A investigação apontou que Francivânio e Francisco participavam de uma excursão que saiu de Teresina para Luís Correia e estavam na praia ouvindo músicas, e que algumas delas fazia apologia ao crime e determinada facção criminosa. Integrantes de um grupo rival tomaram conhecimento e foram até o local armados.
Francisco de Assis e Francivânio Mendes foram mortos por quatro homens que chegaram ao local em duas motocicletas e atiraram contra eles. Segundo a Polícia Militar, não houve discussão antes dos tiros.
Tiroteio em shopping
Um tiroteio foi registrado no dia 30 de novembro de 2023, próximo a um shopping localizado em Luís Correia, litoral do Piauí. Uma submetralhadora e uma pistola foram encontradas com um dos suspeitos, que foi preso.
A polícia foi acionada pela população após disparos de arma de fogo e, chegando ao local, os policiais flagraram um adolescente armado, que foi apreendido e conduzido à Central de Flagrantes.
FONTE: G1 PIAUÍ